calendafro

Roda de conversa, apresentações e homenagens marcam a 5ª edição do Nei Day

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Luciele Oliveira (Ará Dudu/ divulgação)

Nesta segunda-feira, ocorre mais uma edição do Nei Day, na Praça dos Bombeiros. Com uma programação composta por roda de conversa, apresentações e homenagens, o evento chega na 5ª edição, convidando a comunidade santa-mariense a celebrar a memória e os projetos do ativista social, Vilnes Gonçalves Flores Júnior, conhecido popularmente como Nei D'Ogum.

Atuante em meios políticos, sociais e culturais, Nei D'Ogum idealizou e implementou eventos como Beleza do Ébano, Muamba e o Festival Municipal de Artes Negras (Fesman) no município. A missão de manter ao legado vivo foi passada à Associação de Arte e Cultura Negra Ará Dudu, do qual ele foi um dos fundadores. A atual presidente da entidade, Lúcia Severo, conhecida como Baiana, comenta que a primeira edição do Nei Day foi idealizada após a morte do ativista, em 2017. Desde então, o evento ocorre anualmente em 15 de novembro, data de aniversário de Nei D'Ogum.

A programação, com foco na cultura popular e diversidade, reúne, na Praça dos Bombeiros, termáticas que marcaram a história de Nei e falam de bandeiras pelas quais ele lutou: 

-Pensamos nas coisas que o Nei gostava. Ele gostava de muita alegria, muita festa, de falas de estudantes negros, mulheres da periferia, LGBTs. Tudo que ele acreditava, nós trazemos para o Nei Day.

RELEVÂNCIA 
Integrando o CalendAfro 2021, o Nei Day promete ser espaço de diálogo com a comunidade. Para Lúcia, a importância de eventos como este, especialmente em novembro, precisa ser reconhecida.

-Estamos no Mês da Consciência Negra. Além de estarmos homenageando o Nei, estamos falando da e para a negritude. Estamos encorajando a negritude a buscar um lugar melhor - argumenta.

Lúcia ainda lembra do esforço dedicado a cada edição permitiu que o Nei Day se tornasse uma data esperada pela a comunidade, principalmente, negra.

-Quem já participou sabe que, todo o ano, na Praça dos Bombeiros, onde o Nei realizava muitas das atividades dele, vai acontecer o Nei Day. Eu acho que é uma referência negra.

HOMENAGENS

Além de Nei D'Ogum, o evento recordará da luta da empresária, ativista LGBT e administradora do Alojamento Verônica, Verônica Oliveira, que foi assassinada em dezembro de 2019 em Santa Maria. Apelidada carinhosamente por Mãe Loira, Verônica era parceira de diversas ações e entidades, como o Coletivo Voe, que estará presente no Nei Day.

O Babalossain de Agué da Comunidade de Terreiro Ilê Axé Ossanha Agué e ativista religioso, Ricardo Pereira, que foi companheiro de Nei D'Ogum por mais de 20 anos e morreu em 2020, também será homenageado.

PROGRAME- SE

  • O quê - 5° Nei Day
  • Quando - 15 de novembro, a partir das 16h
  • Onde - Na Praça dos Bombeiros

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO 

  • Roda de conversas Mulheres Negras
  • Capoeira e samba de roda com Associação de Capoeira de Rua Berimbau
  • Homenagem a Umbanda com a presença do Babalorixá Cleocir de Oxum Docô e Casa Afro Umbandista Oxum e Xangô
  • Apresentação musical com MC Leti e MC Justina Monteiro
  • Apresentação musical do samba dos terreiros com Cadência Bonita do Samba
  • Performance com a bailarina Sariana Lima
  • Intervenção 'Tô Viva' com o ator Afro Guga
  • Performance com a Drag Queen Lulu Veludo
  • Conversa sobre os 10 anos de Cotas Raciais nas Universidades
  • Apresentação musical do samba de raiz com o Pagode do Choco
  • Participações especiais do Movimento Negro Unificado (MNU), Coletivo Voe, Coletivo Afronta, Coletivo Marias Bonitas e DCE UFSM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: conheça o projeto Aba Pai, uma das entidades beneficiadas pelo Santa Maria Sem Fome

De forma adaptada, fieis participam da Romaria da Medianeira Próximo

De forma adaptada, fieis participam da Romaria da Medianeira

Geral